Menu

Estudantes aptos para Renegociação do FIES!

O FIES, Fundo de Financiamento estudantil, foi uma alternativa governamental para apoiar a inserção de jovens de baixa renda no ensino superior. Apesar de uma iniciativa positiva, nem tudo correu conforme o esperado, e hoje há muitas dívidas associadas ao programa. Se você faz parte das pessoas que devem ao FIES, temos boas notícias: Iniciou-se um período de renegociação!



Como renegociar dívida do FIES?

É possível renegociar dívidas feitas a partir de contratos assinados até 2017 através do FIES. Para isso, as próprias universidades irão se ater a partir de agora para uma revaliação dos contratos existentes para o ajuste dos valores em débito.

Mas é claro, vale a pena entrar em contato direto com o seu banco financiador para retirar possiveis dúvidas e ficar por dentro de todo o processo.

Quem tem direito a renegociação?

O critério para aproveitar desse processo é bem simples, você precisa apenas ter firmado contrato com o programa até o ano de 2017. Mas é claro que há ainda outros aspectos importantes para entender qual valor de desconto você pode obter, chegando a no máximo 92% do total da dívida atual, considerando multas por atraso e também os juros.

Mais ainda há um outro detalhe, já que há uma brecha para participação daqueles que possuem parcelas atrasadas a uma quantidade de dias superior a 90. De toda forma, é preciso que o seu contrato ainda esteja na fase de amortização e é bom estar atento a:

  • Quem possui atraso de 90 a 360 dias e está inscrito em programas sociais e/ou recebeu Auxílio emergencial, poderá aproveitar de descontos de 92%;
  • Já quem possui atraso acima de 360 dias e fica fora desse critério de cadastro, terá um desconto ainda positivo, de 86,5%;
  • Mas, se você se enquadra no delongamento do pagamento entre 90 e 360 mas não possui os cadastros necessários para o primeiro tópico, terá 12% de desconto, além da anulação de juros e taxas, podendo parcelar o valor em até 150 vezes;
  • Por fim, quem não optar por esse processo poderá parcelar o valor em 150 vezes com parcelas mínimas de 200 reais, sem a inclusão dos encargos associados.

Forma de pagamento

Juntamente com o seu banco, poderá entender melhor sobre o processo. Mas saiba que há a necessidade de pagar uma primeira parcela para demonstrar interesse na renegociação.

Haverão ainda outros pagamentos mensais com valores de, pelo menos, 200 reais para o parcelamento. Boletos serão gerados virtualmente para tornar ainda mais simples o processo!

Atualizado em: 25/06/2024 na categoria: Noticias

Webnata

Autor: Webnata
Uma equipe focada em entender seu público e assim, trazer o conteúdo mais relevante a cada dia.

.

Você pode gostar...