Menu

10 Testes de TDAH Online - Como saber se eu tenho TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção é um transtorno neurobiológico que se manifesta geralmente na infância, caracterizado por dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Os testes de TDAH online não substituem, de maneira alguma, o diagnóstico médico feito pelo psiquiatra, neurologista e/ou neuropediatra, mas a escala ASRS-18 para adultos, formulada a partir de critérios validados cientificamente, é um instrumento que pode indicar a existência do distúrbio a partir das respostas marcadas.

O TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é, inclusive, o transtorno mais comum em crianças e adolescentes que são encaminhados para serviços especializados, podendo persistir durante a vida adulta. No entanto, há tratamento para o transtorno, tanto medicamentoso quanto psicoterapêutico, e o indivíduo com TDAH pode levar uma vida normal.



Testes de TDAH Online - Escala ASRS-18

O teste de TDAH online é feito pela escala ASRS-18. Você pode encontrá-lo em vários sites que estão listados logo abaixo. Trata-se de um teste auto-aplicável para avaliação de déficit de atenção e hiperatividade no adulto (TDAH) que apresenta sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, podendo ser utilizado como uma triagem inicial, mas que não substitui o diagnóstico médico, é claro.

1. Academia da Emoção

No website Academia da Emoção, além do teste de TDAH online, também é possível realizar o teste para saber se você é Índigo - pessoas de alma mais esclarecida e evoluída que vieram para o planeta para contribuir com a sabedoria e conhecimento adquiridos ao longo de outras existências.

Para fazer o teste de TDAH, é só clicar em Fazer teste de TDAH agora e começar a responder as perguntas.

Para acessar Academia da Emoção:

Clique aqui

2. Déficit de Atenção - Teste Adulto

Neste outro website também é possível realizar o teste autoaplicável com base na escala ASRS-18. Esse teste gratuito é baseado na lista de sintomas com manifestação adulta, segundo o DSM / Escala Teste TDAH ASRS-18.

Para acessar Déficit de Atenção:

Clique aqui

3. Ito Psiquiatria

No website Ito Psiquiatria também é possível realizar o teste de TDAH online em adultos, além de marcar consultas online com psiquiatra para tratamento de diferentes transtornos, como compulsão alimentar, insônia, transtorno do pânico, depressão, transtorno de ansiedade generalizada, entre outros.

Para acessar Déficit de Atenção:

Clique aqui

4. Lucas Fortaleza

Lucas Fortaleza é psiquiatra e também realiza teleconsultas. Em sua página da web é possível realizar o teste de TDAH online em adultos autoaplicando a escala ASRS-18.

Para acessar Lucas Fortaleza:

Clique aqui

5. Dr. Gabriel Lopes

Além do teste de TDAH online, no website do psiquiatra Gabriel Lopes são disponibilizados outros testes de saúde mental, como Teste de Sofrimento Mental, Teste de Depressão (PHQ9), Teste de Ansiedade (GAD-7), Teste de Compulsão Alimentar, Teste de Burnout e Teste de Transtorno Bipolar.

Para acessar Dr. Gabriel Lopes:

Clique aqui

6. Matheus Trilico

Na página do Dr. Matheus Trilico, médico neurologista, a ferramenta também é disponibilizada e ressalta que a escala ASRS-18 é um instrumento validado cientificamente com adaptação transcultural para uso corrente no Brasil.

.

Outros testes de TDAH Online

Você também pode encontrar outros testes de TDAH online, além da escala ASRS-18:

7. Centro Médico Pastore

A avaliação preliminar de TDAH para adultos disponibilizada no website do Centro Médico Pastore possui duas partes: a primeira é o tipo desatento com 9 itens que você deve marcar caso a resposta seja afirmativa; e a segunda é o tipo hiperativo/impulsivo, novamente com 9 itens para serem marcados em caso afirmativo. A resposta gerada é enviada para o email registrado.

Para acessar Déficit de Atenção:

Clique aqui

8. Kiai.med

No site Kiai.med o teste de TDAH online pode ser feito por adultos e adolescentes a partir dos 16 anos, elaborado a partir dos critérios diagnósticos do DSM-5 para o TDAH. O critério temporal para o teste é de 6 meses de duração mínima para os sintomas e esses sintomas precisam se manifestar em mais de um ambiente/esfera, com manifestação de muitos deles antes dos 12 anos de idade.

Para acessar Déficit de Atenção:

Clique aqui

9. IDRLabs.com

No IDRLabs o teste de TDAH online é um teste de 3 minutos baseado no trabalho do Dr. Lenard Adler, M.D., que inclui perguntas relacionadas a experiências de vida comuns entre pessoas diagnosticadas com TDAH. Assim, o teste busca comparar as suas vivências e desafios com os de pacientes com TDAH para indicar a probabilidade da existência do transtorno, o que não configura um diagnóstico.

Para acessar Déficit de Atenção:

Clique aqui

10. Theminiadhdcoach

No website Theminiadhdcoach o teste de TDAH também é aplicável apenas em adultos. Mas o teste não é online: o site disponibiliza um manual para autoavaliação que contém 25 traços de TDAH para serem visualizados e avaliados em si mesmo. O guia de autoavaliação pode ajudar no diagnóstico, mas não substituí-lo, e é pago.

Para acessar Theminiadh Coach Brasil:

Clique aqui

Escala ASRS-18 - Como avaliar seu resultado?

Saiba como avaliar o seu resultado após responder as perguntas da escala ASRS-18:

Se na parte A da escala, que compreende os itens de desatenção de 1 a 9, ou na parte B, que compreende os itens de hiperatividade-impulsividade de 1 a 9, você houver marcado pelo menos 4 itens "frequentemente" ou "muito frequentemente" em cada uma dessas partes, isso indica que há chances de ser portador de TDAH.

É importante levar em conta outros critérios, como:

  • Critério A: sintomas descritos no teste;
  • Critério B: alguns desses sintomas estarem presentes precocemente (antes dos 12 anos);
  • Critério C: existem problemas causados por esses sintomas em, pelo menos, dois contextos;
  • Critério D: há problemas evidentes por causa dos sintomas;
  • Critério E: existência de outro transtorno mental, como depressão, psicose ou outro.

Lembre-se que esse não é um teste diagnóstico! Ele é um ponto de partida que serve para que alguns pontos sejam questionados e avaliados pelo médico e para que o próprio paciente entenda os seus sintomas.

.

Atualizado em: 17/08/2023 na categoria: Aplicativos de Saúde

Autor: Lívia Calado

.

Você pode gostar...