Menu

Como calcular Porcentagem no Excel?

Diante da necessidade de organizar planilhas, tudo que nos ajuda a otimizar tempo e tornar mais simples a realização de cálculos é bem-vindo! Nesse sentido, logo abaixo seguimos te explicando como Calcular porcentagem no Excel de forma simples, sobretudo a partir do passo a passo que criamos. Confira:



1º Passo: Crie uma pasta em branco

Para conseguir seguir o passo a passo, comece abrindo o aplicativo do Excel do seu computador ou selecione. Feito isso, logo na primeira página irá verificar a possiblidade de criar uma página em branco para iniciar o seu projeto.

Caso já tenha uma planilha criada, não tem problema. Nesse caso, basta abrir a mesma e seguir os passos seguintes nela.

.

2º Passo: Organize os valores que você tem disponíveis

Para que o cálculo de porcentagem seja feito corretamente, comece organizando em abas os valores que possui para posteriormente calcular.

Nossa sugestão é que determine uma coluna para o valor e outra para o seu resultado, no nosso exemplo nomeamos como Valor e %, mas é preferível que seja mais específico de acordo com o que está calculando para obter um resultado mais organizado, sobretudo caso a planilha seja para uso profissional, por exemplo.

3º Passo: Use a fórmula

Sempre que quiser fazer cálculos automáticos, saiba que existem fórmulas que possibilitam isso no Excel, tornando qualquer atividade muito mais simples quando já conhecemos esses códigos.

Nesse caso, o código é o seguinte: =A2*60%

A2 se refere a posição do valor sobre o qual desejamos saber a porcentagem e 60 é a porcentagem que queremos ter sobre ele. Ou seja, esses pontos devem ser ajustados conforme a sua necessidade.

.

4º Passo: Calcule os valores desejados

Após inserir a fórmula corretamente, basta clicar com o enter para que ela comece a funcionar. Seguindo o exemplo mencionado o valor da coluna B, na linha 2, já será automaticamente 60% de 450, que é o número que colocamos na A1.

5º Passo: Faça novos cálculos com a mesma fórmula

Para seguir fazendo novos cálculos, basta mudar o valor de A1 ou até mesmo a porcentagem que consta na fórmula. Isso vai te ajudar bastante, sobretudo para atividades que exigem muitos cálculos de porcentagem para que seja resolvida corretamente.

Atualizado em: 02/02/2024 na categoria: Aplicativos para Estudo e Trabalho

Autor: Clara Ferrão

.

Você pode gostar...